Periféricos

Disco Rígido

Versão em áudio

A unidade de disco rígido é o principal e geralmente o maior dispositivo de hardware de armazenamento de dados em um computador. O sistema operacional, os softwares e a maioria dos outros arquivos são armazenados na unidade de disco rígido.

Às vezes, o disco rígido é chamado de “partição C” devido ao fato de o Microsoft Windows, por padrão, designar a letra da unidade “C” para a partição principal no disco rígido principal de um computador.

Enquanto isso não é um termo tecnicamente correto para usar, ainda é comum. Portanto, no episódio de hoje, vamos tirar algumas dúvidas sobre o disco rígido do computador ou de outros dispositivos, quais os modelos, as vantagens e desvantagens e qual é o disco mais indicado pra você.

Descrição física do disco rígido

Um HD IDE com sua conexão PATA
Um disco rígido IDE com sua conexão PATA

Um disco rígido é geralmente do tamanho de um livro de bolso, mas um pouco mais pesado.

As laterais do disco rígido têm furos roscados pré-perfurados para facilitar a montagem no compartimento da unidade de 3,5 polegadas no gabinete do computador. A montagem também é possível em um compartimento de unidade maior de 5,25 polegadas com um adaptador. O disco rígido é montado de modo que a extremidade com as faces de conexões esteja pro lado de dentro do computador.

Um HD com conexão SATA
Um disco rígido com conexão SATA

O disco rígido contém uma porta para um cabo que se conecta à placa-mãe. O tipo de cabo usado (SATA ou PATA) depende do tipo de unidade, mas quase sempre é incluído na compra de um disco rígido. O HD também tem uma conexão para energia da fonte de alimentação.

Antigamente a maioria dos discos rígidos também tinham configurações de jumper que definem como a placa-mãe deve reconhecer a unidade quando houver mais de uma, sendo como unidade mestre ou escrava. Essas configurações variam de disco pra disco, portanto, verifique na etiqueta do seu disco rígido para obter detalhes sobre como configurar o jumper corretamente.

Como um disco rígido funciona

Um disco rígido por dentro
Um disco rígido por dentro

Ao contrário do armazenamento volátil, como a RAM, um disco rígido mantém seus dados, mesmo quando desligado. É por isso que você pode reiniciar um computador, que desliga o HDD, mas ainda tem acesso a todos os dados quando ele é ligado novamente.

Dentro do disco rígido existem setores localizados em trilhas, que são armazenados em discos magnéticos. Esses disco possuem cabeças magnéticas que são lidas por uma agulha que fica no cabeçote do disco, responsável por gravar e ler os dados no disco rígido.

Geralmente esses discos internos são feitos de alumínios magnetizados, anteriormente de 50 cm mas hoje em dia possuem de 3 a 9 cm. Os discos rígidos para notebook tem um diâmetro menor que 3 cm e estão apenas encolhendo.

Capacidade do disco rígido necessária

A capacidade da unidade de disco rígido é um grande fator para determinar se alguém comprará um dispositivo específico, como um notebook ou smartphone. Se a capacidade de armazenamento for pequena, isso significa que ela será preenchida com arquivos mais rapidamente, enquanto que uma unidade com muito e muito armazenamento pode manipular muito mais dados.

Escolher um dispositivo com base na quantidade de armazenamento que ele tem depende das circunstâncias. Se você precisar de um tablet, por exemplo, que possa conter muitos vídeos, certifique-se de obter o de 64 GB em vez do de 8 GB. Se você não for muito de jogos móveis, talvez um smartphone com 8 ou 16GB de armazenamento pode ser o suficiente.

O mesmo vale para discos rígidos de computadores. Você pode armazenar muitos filmes ou imagens, ou a maioria dos seus arquivos está on-line? Uma preferência de armazenamento em casa, off-line, pode levar você a comprar um disco rígido interno ou externo que ofereça suporte a 4 TB contra um de 500 GB. Essas coisas devem ser sempre levadas em consideração, pois você pode se pegar sem espaço de armazenamento em um momento que precise e isso é bem chato.

Gigabytes, Terabytes e Petabytes de dados

Talvez você já tenha ouvido falar de gigabytes e terabytes. Byte é a unidade de medida normalmente usada para descrever a capacidade de armazenamento, diferente mente do bit que é a unidade de medida de transmissão de dados em uma rede, embora um byte seja igual a 8 bits de dados.

Gigabytes

Falar sobre o GB é um pouco mais comum – vemos GBs em todos os lugares, desde cartões de memória, downloads de filmes, planos de dados de smartphones e muito mais. Um único GB é equivalente a pouco mais de 700 disquetes ou apenas um único CD.

Um GB não é um número pequeno, mas hoje em dia é um nível de dados que usamos rapidamente, às vezes várias vezes ao longo do dia. É um número que vemos com certa regularidade.

Curiosidades

  • 1 GB pode armazenar quase 300 músicas no formato MP3.
  • Um único filme HD Netflix pode consumir mais de 4 GB de internet enquanto você assiste. Uma versão 4K pode ter mais de 20 GB!
  • Um disco de filme em DVD contém cerca de 9,4 GB.
  • A maioria dos smartphones armazena 64 GB ou 128 GB de dados (seus aplicativos, downloads de músicas, etc.).
  • O plano de dados do smartphone, que você usa quando está longe de sua rede sem fio em casa, pode ter um limite de 5 GB, 10 GB ou um pouco mais por mês.

Terabyte

O terabyte (TB) é a unidade mais comum usada para medir o tamanho do disco rígido e é um número que você pode encontrar de tempos em tempos. Um único terabyte é muito espaço. Seriam necessários 728.177 disquetes ou 1.498 discos de CD-ROM para armazenar apenas 1 TB de informações.

Curiosidades

  • Hoje você encontra disco rígido com um armazenamento na faixa de 1 a 3 TB.
  • Muitas provedoras de internet fora do brasil limitam o uso mensal de dados a 1 TB.
  • O Telescópio Espacial Hubble gera cerca de 10 TB de novos dados a cada ano.
  • Cerca de 130 mil fotos digitais exigiriam 1 TB de espaço … perto de 400 fotos todos os dias durante um ano!
  • O famoso supercomputador Watson da IBM tem 16 TB de RAM.

Petabyte

O petabyte (PB) é um grande pedaço de dados, mas na verdade aparece mais e mais nos dias de hoje. Para armazenar um único PB, seriam necessários mais de 745 milhões de disquetes ou 1,5 milhão de discos de CD-ROM, o que claramente não é uma maneira eficiente de coletar um petabyte de informações, mas é divertido pensar nisso.

Curiosidades

  • O filme Avatar precisou de cerca de 1 PB de armazenamento para renderizar os efeitos especiais.
  • Estima-se que o cérebro humano pode armazenar cerca de 2,5 PB de dados de memória.
  • Uma gravação de vídeo em Full HD sem parar por três anos e quatro meses teria cerca de 1 PB de tamanho.
  • 1 PB equivale a mais de 4.000 fotos digitais por dia, durante toda a sua vida.
Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.