Memória RAM
A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferente da memória do disco rígido, a RAM não armazena conteúdos permanentemente.
Ela é responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos pelo sistema ou por algum programa. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a nomenclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).
Para colocar de forma simples, é possível fazer uma analogia com uma mesa de estudos, onde você reúne todo o material necessário para realizar seus estudos como: canetas, lápis, caderno e livros. Os materiais seriam os arquivos e a memória RAM, a mesa, onde tudo está disposto e o trabalho é feito.
Portanto, a memória RAM pode ser entendida como um espaço temporário de trabalho. Após a tarefa ser realizada, os arquivos (material de estudos) são retirados da memória (mesa) e mantidos no disco rígido (armário).
Como a memória RAM funciona
Assim como a mesa, quanto maior a memória RAM, maior sua capacidade de trabalho. Mas a capacidade da mesa é medida em área. Quanto maior a área da mesa, mais livros cabem e mais rapidamente se faz o trabalho. Já a capacidade da memória RAM, mede-se pela quantidade de armazenamento dela, seja em megabytes ou gigabytes.
Para ter um desempenho satisfatório na execução dos programas é necessário uma quantidade de memória RAM aceitável. São estes, portanto, os megabytes ou gigabytes que aparecem nas configurações.
A memória RAM é um chip semelhante a um micro-processador, composto por milhões de transistores e capacitores. O sistema faz uma leitura com base no famoso código binário de 0 e 1.
Cada leitura dessa em zero ou um significa um bit de informação. Essa leitura é feita de forma muito rápida, são muitas em poucos milésimos de segundos. É assim que a memória RAM processa todas as ações executadas pelo usuário.
Tipos de memória RAM
Existem dois tipos básicos de memórias RAM. Cada um deles tem suas particularidades e características.
DRAM – Dynamic Random Acess Memory
O mais comum deles é a DRAM ou memória dinâmica de acesso aleatório.
Nesse tipo, um transistor e um capacitor unem-se para formar uma célula de memória, que é responsável por um bit de dados. Enquanto o capacitor conserva o bit de informação, o transistor age como um controle, que permite ao chip ler o capacitor ou mudar seu estado.
A DRAM costuma ser uma memória mais lenta, pois passa por um processo de refrescamento dos dados para manter os capacitores carregados, sendo possível fazer a leitura de dados, o que leva tempo e deixa a memória lenta.
SRAM – Static Ramdom Acess Memory
O segundo tipo é o SRAM ou, memória estática de acesso aleatório. Essa possui um circuito em uma forma conhecida como Flip-flop, que contém quartro ou seis transistores e fios.
A vantagem desse tipo é que não há necessidade de ser refrescada. Sendo assim, é mais rápida que o primeiro tipo.
No entanto, ocupa também bem mais espaço em um chip que uma célula de memória dinâmica. O que resulta na menor quantidade de memória que se pode ter por chip, fazendo da SRAM um componente bem mais caro.
Canal Duplo – Dual Channel
As memórias têm evoluído muito e agregado cada vez mais funcionalidades para aplicarem suas capacidades e o canal duplo é uma delas.
A característica dá a possibilidade do chipset ou o processador de comunicarem-se com duas vias de memória ao mesmo tempo. O resultado é o fornecimento do dobro de largura de dados do barramento. Mais dados serão lidos e escritos e seu sistema vai ter um melhor desempelho.
Quanta memória RAM você precisa?
Assim como um processador ou um disco rígido, a quantidade de memória que você precisa para o seu computador depende inteiramente do que você usa, ou planeja usar, no seu computador.
Por exemplo, se você está comprando um computador para jogos pesados, então você vai querer RAM suficiente para suportar uma jogabilidade suave. Ter apenas 2 GB de RAM disponíveis para um jogo que recomenda pelo menos 4 GB resultará em um desempenho muito lento se não for total incapacidade de jogar seus jogos (especialmente se a recomendação for de 8 GB ou mais).
Por outro lado, se você usa seu computador para navegação básica na Internet e não usa aplicativos que exigem uso intensivo de memória, você pode usar um sistema com menos memória tranquilamente.
O mesmo vale para aplicativos de edição de vídeo, programas pesados em gráficos 3D, etc. Normalmente, você pode descobrir antes de comprar um computador quanto RAM um programa específico ou jogo requer, muitas vezes listado em uma área de “requisitos do sistema” do computador, site ou caixa do produto.
Hoje em dia, é difícil encontrar computadores, notebooks ou mesmo smartphones com menos de 2 a 4 GB de RAM. A menos que você tenha uma finalidade específica para o seu computador, além do fluxo regular de vídeo, da navegação na internet e do uso normal de aplicativos, você provavelmente não precisará comprar um computador com mais RAM do que isso.