Software Livre

Benefícios do Software Livre

Versão em áudio

Neste mês, já abordei sobre algumas características que o software livre possui. Mas agora, vou comentar sobre quais os benefícios do software livre.

Vantagens

Interface do OpenOffice
Interface do OpenOffice

O uso de software livre possui uma grande vantagem em relação ao software proprietário, especialmente para as empresas, pelo não pagamento de licenças. Licenças de softwares podem representar um imenso custo a cada ano para a utilização de tais programas.

O preço de algumas licenças chegam a custar 70% do valor do software. Ou seja, imagine um software (o programa em si) que custe R$ 1.000,00, a sua licença a 70% seria algo em torno de R$ 700,00. Além disso, quando se compra um software proprietário só se tem “o direito” de usar em um único computador.

A instalação em outro computador é ilegal, o que é considerado Pirataria de Software. Logo a economia em uma empresa que decide pela utilização de software livre é muito alta.

Softwares livres também possuem atualizações constantes, mantendo o sistema altamente estável e seguro. Embora você não seja necessariamente obrigado a fazer a atualização, é recomendável fazê-lo para corrigir erros de operação ou adicionar novas funcionalidades ao software.

Além disso, eles podem copiar funções e o layout de programas populares, como o Windows e o pacote Microsoft Office, para se tornarem familiares aos usuários.

Desvantagens

Área de trabalho do Linux Mint
Área de trabalho do Linux Mint

Embora o software livre tenha muitas qualidades, para as pessoas que estão chegando agora, ele pode apresentar algumas dificuldades ou obstáculos que podem desmotivá-lo a utilizar software livre.

A primeira delas é a interface gráfica. A maioria dos softwares livres possuem uma interface diferente das comumente vistas pelas pessoas. Portanto, a primeira impressão pode causar uma certa estranheza para o usuário, principalmente aqueles que estão utilizando o sistema pela primeira vez.

Outro ponto que pode desmotivar é o próprio uso. Diferente do windows, algumas distribuições podem não conter todos os recursos que o usuário está buscando naquele momento.

Isso pode gerar uma situação chata para os usuários que estavam buscando utilizar o sistema de imediato e descobrem que precisam instalar programas para usar os programas que ele deseja.

O que serve para você

Bem, como sempre, quem vai responder essa pergunta é você mesmo. E como sempre, vai depender sempre das suas necessidades e como elas podem ser atendidas através do linux.

Se você busca um sistema mais seguro e que pode atender você tão bom quando o windows atenderia, então certamente os sistemas operacionais livres merecem uma chance.

Agora, se você está com pouco tempo (ou paciência) para configurar corretamente uma instalação linux, então acredito que o windows ainda possa te atender muito bem.