Bônus

A tecnologia em John Wick

Versão em áudio

Para quem não conhece, John Wick é um série de filmes de ação que conta a história de um assassino de aluguel chamado John Wick, que sai da aposentadoria depois que sua esposa morre em função de uma doença terminal.

Nos três filmes, temos alguma noção de como essa rede de assassinos opera e como ela guarda os registros dos associados ao continental, uma rede de hotéis que fornece aos assassinos serviços médicos e fornecimento de armas e suprimentos.

Nos filmes é mostrado uma rede de comunicação um tanto incomum, usando equipamentos completamente obsoletos para os dias de hoje para mandar ordens e notícias de recompensas aos assassinos associados.

Mas apesar de parecer absurdo, uma rede como é mostrada no filmes não é tão distante da realidade.

Apresentação do enredo

John wick se passa, primariamente, em nova york. Este assassino de aluguel aposentado chamado John Wick é levado a sair da sua aposentadoria após ter seu carro roubado e seu cachorro morto pelo filho de seu ex patrão.

Nos filmes, uma das partes mais emblemáticas é o hotel continental, onde a maioria dos assassinos de aluguel ficam hospedados. Outra parte mais emblemática, é a parte administrativa que fica dentro do prédio.

Ao que parece, ainda utilizam computadores da década de 80 e outros objetos como telefones de disco, tubos pneumaticos para comunicação interna e ao que se suppõe, uma operadora de internet, ou uma intranet do continental.

Apesar de a primeira vista parece algo fantasioso ou fora da realidade. Mas na realidade, uma rede como é mostrada nos filmes é perfeitamente possível e poderia até sair mais barato. Surpreso? Bom, vamos entender agora como uma rede como essa poderia funcionar.

O Continental

Prédio do continental em John Wick
Prédio do continental em John Wick

Para entendermos como uma rede dessas pode funcionar, precisamos primeiro entender a estrutura do continental. O prédio do continental é creditado como a primeira corte da wall street, que faz parte do setor financeiro de manhattan.

Também conhecido como prédio castor, é um prédio centenário. Construído em 1904, foi pensado para ser um prédio comercial mas hoje é usado como prédio residencial. O prédio tem 15 andares e 126 apartamentos é uma das marcas registradas da cidade de nova york.

Nos filmes, é mostrado uma série de serviços prestados pelo continental, como boates, restaurantes e hospedagem. E é mais que natural que esses serviços, assim como os próprios hóspedes, tenham acesso a internet. Porém, a parte administrativa do continental de Nova York é bem atípica.

Computadores da parte administrativa

Nos filmes, é mostrado o que parece ser a parte administrativa do continental de nova york, onde são armazenados as fichas dos assassinos e outros dados como recompensas e sobre os gerentes.

Commodore 64

Uma foto do Commodore 64 usado em John Wick
Uma foto do Commodore 64 usado em John Wick

Um dos computadores mostrados no filme é um Commodore 64, também conhecido como C64 ou CBM 64. É um computador doméstico introduzido em janeiro de 1982 pela Commodore International, exibido pela primeira vez na Consumer Electronics Show, em Las Vegas, de 7 a 10 de janeiro de 1982.

Foi um dos computadores mais conhecidos na época e embora já esteja fora de circulação a muito tempo, existem ainda pessoas hoje em dia que ainda usam o commodore 64. Não só o usam como uma empresa começou a desenvolver peças para ele e é possível até conectá-lo no wifi da sua casa.

Modem para o Commodore 64
Modem para o Commodore 64

Com esse modem, você pode se conectar a outros pontos da rede através do protocolo TELNET, que é o utilizado para essa comunicação. E, diferente do que possa parecer, este modem custa apenas 30 dólares. Comprar dois ou três para a comunicação não vai custar nem 100 dólares. Pra uma rede que faz contrato milionários, isso é fácil de resolver.

O Telnet é um protocolo que permite emular um terminal à distância, isto é, que permite executar comandos escritos no teclado de um computador remoto. É um protocolo utilizado em serviços específicos e no caso do universo de john wick seria perfeito para a comunicação.

Então mandar um texto dizendo “John wick, contrato aberto de 7 milhões” para vários celulares como é mostrado no filme, seria perfeitamente possível através do protocolo TELNET. Basta mandar o comando para um servidor externo ou interno e esse servidor ficaria encarregado de mandar as mensagens para os outros celulares.

Não só isso, atualmente existem empresas que fazem réplicas das placas do commodore 64 e que permitem que você instale outros sistemas ao invés de usar o que vem por padrão neles. Claro que seria um desafio programar um sistema desses com uma linguagem de programação não tão conhecida, mas é possível.

Monitor IBM 5150

O setor administrativo do continental de Nova York
O setor administrativo do continental de Nova York

O monitor utilizado era um IBM 5150, conhecido como o IBM PC. O IBM PC não era tão poderoso quanto muitos dos outros computadores pessoais com os quais estava concorrendo no momento de seu lançamento.

A configuração mais simples tinha apenas 16K de RAM acoplada a placa e usava uma fita cassete de áudio para carregar e salvar dados – a unidade de disquete era opcional e um disco rígido não era suportado.

Esses monitores eram compatíveis com o antigo commodore 64. Então também não era impossível você usar o commodore 64 com uma tela da IBM, embora pudesse não apresentar os mesmos resultados.

Do mesmo jeito que o Commodore 64, esse monitor também recebeu algumas modificações com o tempo e ainda existem modelos a venda no ebay pela faixa de uns 200 dólares. Comprar dois ou três deles também não seria um investimento tão alto considerando o valor que só o fornecimento dos serviços do continental poderiam ser lucrativos.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.