direcionamento do feed rss
Feeds RSS

Como usar Feed RSS

Versão em áudio

Talvez você tenha visto botões de texto ou imagem em vários sites convidando você a “se inscrever via RSS”. Bem, o que isso significa exatamente? Como usar feed RSS?

No episódio anterior, conhecemos um pouco sobre a história de como esse formato de distribuição de conteúdo surgiu e como foi conturbado até que chegasse no famoso formato rss 2.0. Neste episódio, conheça um pouco das utilidades e funcionalidades dos feeds rss. Posso entrar no ser smartphone?

Se me permite, muitíssimo obrigado, meu nome é Pétrus Davi e esse é o versão beta sobre as utilidades dos feeds RSS.

Recados

Hoje temos um recado, bem rapidinho mesmo. O recado é que se você chegou no site ou neste feed rss através desse episódio, sugiro que dê uma pausa e ouça o episódio anterior sobre a história do feed rss.

Apesar de ele não ser necessário, nele eu comento alguns nomes e expressões que vou usar neste episódio e que podem te ajudar a entender um pouco melhor como tudo se encaixa direitinho. Recados dados, vamos ao episódio!

Definições de Feed RSS

Para você que ouviu o episódio anterior, deve estar se perguntando porque deixei algumas coisas importantes de fora, como para que serve de fato o feed rss ou o que é. Eu resolvi deixar para este episódio porque é uma parte bem mais atrativa sobre o rss, a história dele, mesmo para quem trabalhou no desenvolvimento dele é um pouco confusa.

Mas mesmo no meio de toda essa confusão, dá pra achar uma luz no fim do tunel. E essa luz pode ser o feed rss.

RSS – Rich Site Summary ou Really Simple Syndication

RSS é uma sigla para Rich Site Summary, que era conhecido anteriormente. Hoje em dia é conhecido como Really Simple Syndication, ou Sindicância Realmente simples. É um formato de distribuição de conteúdo que permite que você receba o conteúdo atualizado de algum site, sem a necessidade de ter que acessá-lo.

Semelhante como seria a assinatura de um jornal ou uma revista, onde você recebe na sua casa a edição da semana ou do mês, o feed rss também é responsável por entregar uma versão mais resumida, ou mesmo o conteúdo completo, de algum post de determinado site. Na verdade, a palavra “feed” é um termo em inglês que significa “alimentar”, fazendo uma alusão a forma que o feed “alimenta” o seu leitor.

Os feeds RSS, ou comumente chamado de apenas feeds, são arquivos de texto simples que, uma vez disponibilizado na internet, permitirão que os inscritos vejam o conteúdo em pouco tempo após sua atualização. Esse conteúdo pode ser agregado para ser visualizado com mais facilidade usando um leitor de feeds.

Leitores ou Agregadores de Feed RSS

Falando em leitores, devido a forma que os feeds rss são desenvolvidos, você precisará de um recurso a mais para que consiga ler o conteúdo do feed, esse recurso é chamado de leitor ou agregador de feed.

Um leitor ou agregador de feeds, é uma função que possibilita uma maneira muito simples de visualizar todos os seus feeds de uma só vez por meio de uma única interface.

Há uma variedades de leitores de Feed RSS disponibilizados. Cada um com suas vantagens e particularidades que os diferencia dos outros, mas em geral todos fazem a mesma coisa, organizar da melhor forma possível seus feeds RSS. Vamos a algumas categorias de leitores.

Interface do Feedly
Interface do Feedly

Leitores de Feed online: Se você quiser ler todos os seus feeds de dentro do seu navegador, talvez um leitor de feeds rss online seja o mais indicado pra você. Um exemplo de leitores de feeds rss online é o Feedly.

Leitores de Feeds para PC: Se você quiser ler todos os seus feeds separadamente do seu navegador e ter algo realmente instalado em seu sistema, você pode se interessar por leitores para pc. Estes geralmente vêm com recursos mais poderosos do que os leitores de feeds online, mas são definitivamente para o público tecnologicamente mais avançado. Alguns exemplos são o Newsflow e o Nextgen Reader, ambos podendo ser encontrados na loja de aplicativos do windows 10

Leitores de Feed Embutidos no Navegador: Existem alguns navegadores no mercado que vêm com leitores de feeds integrados; Há também várias extensões e plug-ins que fornecem essa funcionalidade para o seu navegador favorito. Exemplos de leitores de feed integrados ao navegador seriam o Firefox, o Opera e o Internet Explorer. Estes são os três navegadores mais fáceis de usar para feeds RSS.

Leitores de feeds com base em e-mail: Se você quiser que todos os seus feeds sejam enviados por e-mail, será interessante conferir um leitor de feeds por e-mail. Exemplos de leitores de feeds por email são o Mozilla Thunderbird e o Google Alerts. Você pode ajustar a taxa de e-mails que recebe com cada um desses leitores de feeds.

interface do mozilla thunderbird
Interface do Mozilla Thunderbird

Como Assinar Feeds RSS

Talvez você tenha algum site que visita diariamente. Você acessa esse site, esperando que ele tenha algo novo para você desde a última vez que você visitou, mas não – você apenas terá que voltar mais tarde, de novo e de novo, até o momento em que determinado site decidir colocar algo novo.

Com o feed RSS, você não precisa se preocupar com isso. A atualização de conteúdo novo ocorre pouco tempo depois que ele é disponibilizado, as vezes até segundos. Há algumas maneiras que você pode assinar os feeds rss dos seus sites favoritos.

Ícone do Feed RSS: Um ícone de feed laranja é o padrão para a inscrição de feeds. Se você ver este símbolo no site que deseja assinar, clique nele e você será inscrito no feed RSS desse site em particular.

Link com o Feed RSS: Vários sites hoje em dia lhe dará uma variedade de opções para você se inscrever via RSS para o seu site. Você pode ver isso escrito (“inscreva-se neste site”, por exemplo) ou verá uma lista de ícones que incluem o ícone RSS. Ao clicar em qualquer um desses links, você poderá se inscrever no conteúdo desse feed.

Botão de leitor de Feeds: A maioria dos leitores de feeds possibilitou que você fizesse uma assinatura com um clique: você encontra um site no qual está interessado, percebe que o leitor de feeds escolhido tem um ícone exibido e clica nesse ícone. O processo difere de leitor para leitor, mas no geral, o processo é o mesmo e bastante simples – basta clicar e você está inscrito.

Depois de se inscrever no feed de um site, você pode visualizar o conteúdo atualizado no seu leitor de feeds, que é basicamente uma maneira de agregar todos os seus feeds em um único local acessível.

Atualmente, os feeds rss não distribuem apenas texto. Também é possível transmitir outros tipos de mídia como vídeos, audio e outros aquivos de imagem. Quando ocorre a distribuição de áudio especificamente através de feeds rss, temos um podcast. Podcast é a junção de dois termos em inglês, personal on demand e broadcast que mostra um sentido de algo transmitido pessoal e sob demanda.

Os podcasts trouxeram um novo significado para os feeds rss e os tornaram ainda mais populares. Para ver como eles afetaram para sempre o mercado de distribuição de conteúdo, não deixe de conferir o episódio da próxima semana, que todos tenham tido um excelente dia das mães e até o próximo episódio, obrigado por escutar!

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.