A Década de 2010

Dispositivos da década de 2010

Versão em áudio

A tecnologia existe para melhorar a condição humana, para tornar as pessoas mais inteligentes, melhores e, finalmente, mais humanas. De smartphones e drones a consoles e carros, a década passada tem dispositivos de sobra que mudaram a vida das pessoas.

Portanto, para começar uma nova década e um novo ano no versão beta, vou comentar sobre os dispositivos da década de 2010.

Apple IPad (2010)

O IPad da Apple
O IPad da Apple

Antes da introdução do iPad em 2010, a idéia de um “tablet” era coisa de filmes de ficção científica e algumas monstruosidades de notebooks com softwares terríveis. O iPad da Apple – como o iPhone antes dele – resultou em uma mudança cultural para a computação pessoal e deu o tom para a próxima década de dispositivos portáteis. 

Sua impressionante tela multitoque, o abandono completo das teclas físicas e a enorme seleção de software e mídia criaram uma onda perfeita de entretenimento com a qual todos puderam pegar.

E, embora os concorrentes tenham tido tempo suficiente para fabricar laptops ou computadores dois em um decentes para atacar os maiores problemas do iPad, a Apple avançou continuamente no iPadOS e no hardware da plataforma, tornando qualquer nerd otimista quanto ao próximo década de computação tablet.

Tesla Model S (2012)

Tesla Model S
Tesla Model S

Este carro reformulou lentamente a trajetória da indústria automotiva, forçando os concorrentes a abraçar um futuro movido a bateria, em vez do presente que consome muita gasolina, e desafiando a crença de que carros elétricos não podem ser legais. 

Recursos como atualizações de software para download, uma enorme tela sensível ao toque e recursos avançados de piloto automático fazem com que pareça um veículo a partir de 2022 em vez de 2012. Pense no Tesla Model S como o iPod dos carros.

Raspberry Pi (2012)

Raspberry Pi 2 com uma porta HDMI
Raspberry Pi 2 com uma porta HDMI

À primeira vista, o Raspberry Pi parece mais um componente que caiu da estação espacial. Mas, olhando mais de perto, o computador feito para Linux em miniatura, originalmente criado para promover a codificação nas escolas, e você encontrará uma comunidade ampla apaixonada pelas oportunidades que ele fornece. 

Para começar, você precisará de um teclado, mouse e monitor. Mas uma vez conectado, as possibilidades são infinitas. Desde o começo, o Raspberry Pi tornou-se o acessório ideal para consertadores, engenheiros e aquele parente que você sempre chama sempre que seu Wi-Fi está com problemas. 

Claro, você pode usá-lo para aprender a codificar, mas tem capacidade para lidar com tudo, desde robótica e automação residencial até entretenimento. 

Fabricantes de acessórios transformaram as minúsculas caixas em tudo o que seu cérebro de engenheiro pode imaginar: estações meteorológicas, consoles de jogos retrô, alto-falantes inteligentes, servidores em nuvem. Depois de sete anos no mercado e com mais de 25 milhões de unidades vendidas, o Raspberry Pi é o sonho virando realidade.

Google Chromecast (2013)

O Chromecast do Google, lançado em 2013, simplificou a transmissão de mídia do seu laptop ou smartphone para a TV, ajudando a popularizar o próprio conceito de transmissão de mídia em rede.

Com isso, ele preencheu a lacuna para as pessoas que queriam um pedaço do futuro sem investir em uma Smart TV, ou gastar mais de 200 reais em uma caixa de streaming cara e nada prática. 

Por uns 200 reais, o Chromecast democratizou o streaming, oferecendo aos usuários uma parte integrante da conectividade doméstica inteligente por um preço baixo. Agora, a plataforma é capaz de transmitir mais do que mídia.

O suporte adicionado do Google de transmissão de jogos para o mais novo Chromecast Ultra.

Pode não ser uma peça essencial da tecnologia na próxima década, mas a influência do Chromecast na transmissão de mídia não pode ser subestimada.

Apple Watch (2015)

Enquanto muitos tentaram, poucos foram capazes de igualar o polimento e o desempenho do Apple Watch, que estabeleceu o padrão para o que um smartwatch poderia fazer.

Desde a sua introdução em 2015, passou de um dispositivo que usado para estilo a um acessório convencional, graças ao seu software inteligente e hardware cada vez melhor. 

E, à medida que o Apple Watch expande seus recursos orientados para a saúde, pode se tornar a maneira mais fácil de manter sua saúde nos trilhos e no dia agendado.

Apple AirPods (2016)

O Apple Airpods
O Apple Airpods

Assim como o icônico iPod anterior, os AirPods da Apple conquistaram os corações e os ouvidos de amantes de música. Lançado pela primeira vez em 2016, os AirPods rapidamente se tornaram um ícone por si só, tanto por seu apelo estético quanto por seu maior impacto cultural.

Mas à medida que ele foi sendo usado pelas pessoas, algumas críticas começaram a surgir. A forma como ele é fabricado fabricação dificultam o processo de descarte e reciclagem e podem mudar a maneira como pensamos sobre o futuro de nossos dispositivos quando eles param de funcionar.

Nintendo Switch (2017)

Quando se trata de jogos portáteis, poucas empresas podem superar o histórico da Nintendo, começando com o humilde Game Boy em 1989. Mas a introdução do seu Nintendo Switch em 2017 – que você pode jogar de forma portável ou conectada à sua TV – pode ser a contribuição mais importante da empresa para os jogos.

Comparado aos concorrentes, ele ganha com facilidade como o console de videogame portáteis da década. Sua portabilidade inspirada em smartphones, combinada com a biblioteca da Nintendo de grandes clássicos e novos jogos independentes, faz com que o Switch pareça o começo da idéia da Nintendo sobre o que os jogos devem ser.

Controle Adaptável do Xbox (2018)

Controle Adaptável do Xbox
Controle Adaptável do Xbox

O controle adaptável do xbox, feito para jogadores com mobilidade limitada e que pode ser modificado para diferentes necessidades dos usuários, é talvez o dispositivos favorito de várias pessoas e tomara que seja reproduzido por outras empresas.

Além de ser elegante, ele foi projetado para acomodar um conjunto de jogadores ignorado a anos pela indústria de jogos. A Microsoft trabalhou ao lado de organizações como a Cerebral Palsy Foundation e a AbleGamers Charity para moldar tudo, desde os enormes botões até a embalagem acessível. 

Com mais de uma dúzia de portas para conectar controles assistentes, botões e joysticks, e sua compatibilidade com os consoles Xbox One e PCs, o controle adaptável do Xbox é um dos desenvolvimentos mais importantes na indústria de jogos e deve colocar um sorriso no rosto de qualquer pessoa.