Lance Livre

Lance Livre – Drazen Petrovic

Do momento em que nasceu, ele já se sobressaiu em relação as outras crianças, nasceu com 54cm. Mesmo antes de aprender a andar, já teve que lidar com dificuldades. Em função de um problema no quádril, ele teve que usar um andador enquanto ele era amarrado por cintos para se manter em pé.

Ele teve aulas de violão mas nunca gostou de tocar. Na verdade, ele sempre levava um violão com uma das cordas quebradas para o professor passar tempo consertando e ele na quadra de basquete. Seu irmão mais velho teve uma grande influencia em sua vida, tanto que seguiria qualquer carreira que seu irmão seguisse.

Mesmo quando se tornou um ídolo na europa e uma estrela na NBA, nunca se cansou de trabalhar duro para ganhar os jogos. Infelizmente, devido a um acidente de carro, ele se foi muito cedo, sequer chegou aos 30 anos. Este foi drazen petrovic, croata, jogador de basquete e um dos maiores da europa.

Bem vindo ao lance livre, eu sou pétrus davi e este é meu lance livre sobre Drazen Petrovic.

Começo com o Sibenka

Dražen começou a jogar pelo seu primeiro clube, o KK Šibenka, em 1976, aos 12 anos de idade. Naquela época, o clube jogou na segunda divisão iugoslava.

Drazen com o Sibenka
Drazen com o Sibenka

Dražen estava jogando em todas três categorias de base do clube. Mesmo naqueles primeiros dias, ele mostrou extraordinária capacidade de liderança; ele tinha algum tipo de poder e intelecto para reunir jogadores das categorias mais velhas, que naquela época podem ter sido melhores que ele. Os primeiros treinadores de Dražen reconheceram esta qualidade e viram nele um grande jogador.

Conquistas com o Sibenka

  • 1979, medalha de bronze no Campeonato de Juniores em Split.
  • 1980, medalha de ouro no Campeonato de Juniores em Zadar.
  • 1981, medalha de prata no Campeonato de Juniores em Vogošća.
  • 1982, final da copa Radivoj Korać em Pádua.
  • 1983, final da copa Radivoj Korać em Berlim.
  • 1983, finais do campeonato nacional jugoslavo.

Ida para o Cibona

Dražen jogou para o Cibona de 1984 a 1988 como armador. Ele usava a camisa número 10. Naqueles anos Zagreb era a capital do basquete europeu.

Foi um período de quatro anos de multidões lotadas, de fãs procurando em vão ingressos para assistir ao jogo do Cibona, uma época em que as melhores equipes européias possuiam os melhores jogadores da época e o basquete que beirava a genialidade.

Drazen jogando pelo Cibona
Drazen jogando pelo Cibona

Nos primeiros dois anos de Dražen com o Cibona, eles não perderam um único jogo da liga. Nesses dois anos, Cibona jogou cinco vezes contra o Real Madrid, considerado um dos melhores clubes europeus. Cibona venceu todos os cinco jogos.

Naquela época, Dražen muitas vezes marcou 40 ou mais pontos em um jogo e ele foi apelidado de rei da quadra, Mr.40 e, claro, Amadeus, ou o Mozart de basquete.

O recorde de Dražen de 1985 num jogo contra o SMELT Olimpija de Ljubljana também é digno de nota – ele marcou 112 pontos. Alguns torcedores consideraram o seu melhor desempenho como um recorde não oficial, porque o jogo foi jogado contra o time júnior, apesar de ter sido um jogo oficial na primeira rodada do 42º campeonato nacional da Iugoslávia.

Conquistas com o Cibona

  • 1985, campeões europeus, campeões nacionais e vencedores da taça da Iugoslávia.
  • 1986, campeões europeus, vencedores da taça da Iugoslávia e Finalistas do Campeonato Nacional.
  • 1987, vencedores da Taça das Taças
  • 1988, vencedores da taça da Iugoslávia e os finalistas da taça Radivoj Korać

Período com o Real Madrid

Dražen tornou-se membro do mais prestigiado clube de basquete espanhol, o Real Madrid, em 8 de outubro de 1988. Naquela época, ele já era a maior estrela da Europa.

Em Madrid, ele tocou o céu. Um novo período havia começado. Menos de dez meses depois, Dražen tornou-se de longe o jogador de basquete e atleta mais popular da Espanha. Ele ficou em Madri por 365 dias.

Petrovic jogando pelo Real Madrid
Petrovic jogando pelo Real Madrid

Ele vestiu a camisa 5, jogou 47 jogos pelo Real Madrid e marcou 1.026 pontos, uma média de 28,3 pontos por jogo. Em seus primeiros 45 dias com o Real, ele ganhou a Copa do Rei e foi eleito o melhor jogador da final. Sua equipe derrotou o Barcelona na final da Copa da Espanha.

Na final do campeonato espanhol Real perdeu para o Barcelona. As pessoas dizem que o Real sofreu uma grande injustiça desde que eles dominaram por 33 minutos, mas os cinco iniciais tiveram que ser retirados devido a problemas. Sem Dražen o Real Madrid não iria conseguir. Embora o Real não tenha vencido o campeonato espanhol de 1988 a 1989, Dražen foi o cestinha da competição.

Conquistas com o Real Madrid

  • 1989, vencedores da taça da espanha.
  • 1989, vencedores da taça dos vencedores.
  • 1989, finalistas do campeonato espanhol.

Da Espanha para a NBA

A NBA foi definitivamente um desafio que ele não podia deixar passar. Nos anos em que Dražen jogou na NBA, a liga foi considerada muito durona, quase intocável para os jogadores europeus. Todos alegaram que um europeu não poderia sobreviver na NBA sem passar os quatro anos anteriores em uma universidade dos Estados Unidos.

Ele provou que os europeus poderiam jogar na NBA. Em sua carreira de quatro anos, Dražen teve o melhor arremesso (50,6%) e a porcentagem de 3 pontos (43,7%) de todos os guardas, até mesmo Michael Jordan e Reggie Miller estavam atrás dele.

Ele é o melhor arremessador da história do Portland Trail Blazers e terceiro melhor jogador da história do New Jersey Nets, agora Brooklyn Nets. Em um total de 290 jogos da NBA, Dražen marcou 4.461 pontos, com média de 15,4 pontos por jogo.

Começo com o Trail Blazers

Na primeira temporada de Dražen com os Trail Blazers, eles foram os campeões da Conferência Oeste. Dražen tornou-se o primeiro europeu nas finais da NBA em 1990.

Independentemente do seu tempo limitado de jogo em Portland, Dražen foi eleito o melhor atirador na história do clube. Em 18 meses em Portland, ele jogou 77 jogos e marcou 583 pontos, com média de 7,6 pontos por jogo.

Petrovic jogando pelo Trail Blazers
Petrovic jogando pelo Trail Blazers

Insatisfeito com seu papel de reserva, que nunca havia sido antes em sua carreira, e independentemente de seu lucrativo contrato, Dražen queria trocar de clube.

Ele estava pronto, se necessário, para passar de um time jogando nas finais da NBA para o pior time da liga se tivesse tempo de jogo garantido. Uma troca foi finalizada em 23 de janeiro de 1991 e na segunda metade da temporada de 1990-1991 ele jogou pelo New Jersey Nets.

Fenômeno com o New Jersey Nets

Com o Nets, Dražen usou a camisa número 3. O New Jersey Nets era até então um time ruim na NBA. Não havia chego aos playoffs em quase dez anos. Desafio suficiente para Dražen.

Com ele, o Nets estava de volta aos playoffs por duas temporadas seguidas. Na temporada 1990-1991, Dražen jogou em 82 jogos e marcou 1691 pontos, com média de 20,6 pontos por jogo e foi nomeado o MVP dos Nets.

Petrovic jogando pelo New Jersey Nets
Petrovic jogando pelo New Jersey Nets

Na temporada seguinte, 1992-1993, Dražen jogou ainda melhor e se tornou um dos melhores jogadores da NBA. Ele jogou 70 jogos, marcou 1564 pontos, com média de 22,3 pontos por jogo. Como o melhor arremessador dos Nets naquele ano, ele foi nomeado para a terceira equipe da NBA. Ele também foi nomeado o terceiro melhor jogador do Nets na história do clube.

Em 11 de novembro de 1993, na Meadowlands Arena, casa do New Jersey Nets, a camisa 3 de Dražen foi aposentada, apenas o sexto número a ser retirado pela equipe.