Pirataria Digital

Conteúdos Gratuitos

Versão em Áudio

Apesar de todos os conteúdos protegidos por direitos autorais, existem conteúdos que são gratuitos e que podem ser usados livremente, até mesmo para fins comerciais.

Conheça um pouco agora sobre alguns produtos e serviços dos quais você pode utilizar pela internet.

Imagens

Existem sites na internet que fornecem fotos gratuitas ou que são licenciadas pela creative commons, necessitando apenas de mencionar o seu autor.

Flickr

Flickr é um serviço de armazenamento e compartilhamento de imagens onde o autor pode utilizar de várias licenças para aplicar em suas fotos. Fotógrafos ao redor do mundo usam o flickr para tornar seus trabalhos públicos e a partir deles, inspirar outros.

No flickr é possível colocar e tirar fotos e vídeos do sistema usando todas as maneiras possíveis: da Web, de dispositivos móveis, dos computadores domésticos dos usuários e de qualquer software que estiverem usando para gerenciar seu conteúdo.

Além disso, permitem também mostrá-las usando todas as maneiras possíveis: no site do Flickr, em feeds RSS, por e-mail, publicando em blogs externos ou em redes sociais.

Wikipedia Commons

Logo da Wikipedia Commons
Logo da Wikipedia Commons

Wikimedia Commons é uma biblioteca de mídia livre do Movimento Wikimedia, assim foi criada e é mantida por voluntários. Todo o conteúdo multimídia disponibilizado tem carácter educativo/pedagógico e estão sob licenças livres, ou em domínio público.

A Wikimedia Commons tem como base o MediaWiki, o mesmo software que a Wikipédia utiliza, e, portanto, todos a podem editar. Além disso, qualquer mídia arquivada pode ser utilizada em qualquer outro site que utilize o MediaWiki, sem necessidade de upload local.

Inaugurada a 7 de Setembro de 2004, a Wikimedia Commons atingiu o objetivo de um milhão de  a 30 de Novembro de 2006 e contém, neste momento, 56,481,190 arquivos armazenados e 55,798,619 coleções.

Aplicativos de escritório

Não há apenas músicas, fotos ou vídeos que são gratuitos. Softwares também podem ser usados livremente, até mesmo em ambientes corporativos se o autor determinar, conheça alguns exemplos.

OpenOffice

Logo do OpenOffice
Logo do OpenOffice

O Apache OpenOffice é o principal pacote de software de escritório de código-fonte aberto para processamento de texto, planilhas, apresentações, gráficos, bancos de dados e muito mais.

Está disponível em vários idiomas e funciona em todos os computadores comuns. Ele armazena todos os seus dados em um formato padrão aberto internacional e também pode ler e gravar arquivos de outros pacotes de software de escritório comuns. Ele pode ser baixado e usado gratuitamente para qualquer finalidade.

O melhor de tudo é que o Apache OpenOffice pode ser baixado e usado totalmente livre de quaisquer taxas de licença. Como todos os softwares Apache Software Foundation, o Apache OpenOffice é gratuito.

O Apache OpenOffice é lançado sob a Licença Apache 2.0. Isso significa que você pode usá-lo para qualquer finalidade – administração doméstica, comercial, educacional e pública. Você pode instalá-lo em quantos computadores quiser. Você pode fazer cópias e entregá-las a familiares, amigos, estudantes, funcionários – qualquer pessoa que você quiser.

Thunderbird

Interface do Thunderbird
Interface do Thunderbird

Thunderbird é um cliente de e-mail, notícias, bate-papo e agenda, livre e de código aberto, fácil de configurar e personalizar. Um dos princípios centrais do Thunderbird é o uso e promoção de padrões abertos – este foco é uma rejeição a este mundo de serviços e plataformas fechados que não conseguem se comunicar.

O projeto Thunderbird é governado por sete conselheiros, eleitos pelos colaboradores ativos da comunidade Thunderbird. Você pode ver os membros atualmente eleitos do Conselho Thunderbird no wiki do Thunderbird.

Sistemas Operacionais

Além desses softwares, existem também sistemas operacionais gratuitos que podem ser usados tanto em ambientes domésticos como em ambientes corporativos.

Ubuntu

Tela inicial da versão 19.04 do Ubuntu
Tela inicial da versão 19.04 do Ubuntu

Ubuntu é uma palavra africana antiga que significa ‘humanidade para os outros’. É frequentemente descrito como um lembrete de que “sou o que sou por causa de quem todos somos”. A distribuição Ubuntu representa o melhor do que a comunidade de software do mundo compartilhou com o mundo.

O Ubuntu foi o primeiro sistema operacional a se comprometer com lançamentos agendados em uma cadência previsível, a cada seis meses, a partir de outubro de 2004. Em 2006, decidimos que cada quarto lançamento, feito a cada dois anos, receberia suporte de longo prazo para implantações em larga escala . Essa é a origem do termo LTS (Long term support) para versões estáveis e mantidas.

Atualmente o ubuntu tem duas versões, uma doméstica, usada geralmente também em estações de trabalho e uma versão específica para servidores, onde vem pré-instalado uma série de ferramentas para fornecer vários serviços.

Linux Mint

Interface do Linux Mint 19.2
Interface do Linux Mint 19.2

O objetivo do projeto Linux Mint é produzir um sistema operacional moderno, elegante e confortável, poderoso e fácil de usar.

O Linux Mint é uma das distribuições Linux de desktop mais populares e usada por milhões de pessoas.

Algumas das razões para o sucesso do Linux Mint são:

  • Funciona imediatamente, com suporte completo a multimídia e é extremamente fácil de usar.
  • É gratuito e de código aberto.
  • É orientado pela comunidade. Os usuários são incentivados a enviar feedback ao projeto para que suas idéias possam ser usadas para melhorar o Linux Mint.
  • Baseado no Debian e Ubuntu, fornece cerca de 30.000 pacotes e um dos melhores gerenciadores de software.
  • É seguro e confiável. Graças a uma abordagem conservadora das atualizações de software exclusivo e a robustez de sua arquitetura Linux, o Linux Mint requer pouca manutenção (sem regressões, antivírus, anti-spyware … etc).