Pirataria Digital

Pirataria de Software

Versão em áudio

Pirataria de software é o roubo de software legalmente protegido. No momento, você está usando um software para digitar um documento ou editar uma foto? Se sim, você tem certeza de que o software não é pirata?

O software se tornou uma das ferramentas mais onipresentes e essenciais que as empresas e pessoas comuns usam para executar suas tarefas diárias mais fundamentais. Mas, usar software ilegal também traz riscos para quem usa e prejuízo para quem dá o suporte.

O que é pirataria de software?

É provável que seja um termo pouco conhecido, mas a pirataria de software se refere ao ato de roubar ou utilizar ilegalmente software legalmente protegido, ou seja, protegido por direitos autorais.

A maioria dos softwares atualmente possui uma licença de uso única, o que significa que apenas um usuário pode usar o software. A pirataria de software ocorre quando esse software é copiado, modificado ou vendido para outra parte.

Embora alguns softwares pirateados contenham vírus e outros programas maliciosos, a pirataria também pode ocorrer em circunstâncias aparentemente inocentes. Por exemplo, copiar software para compartilhar com um amigo é considerado pirataria. Copiar software para uso em dois computadores diferentes para uso pessoal também é considerado pirataria.

Como começou a pirataria de software

Em 1975, o primeiro computador pessoal foi inventado. Assunto esse que já foi tema nos primeiros episódios que você pode encontrá-los aqui e aqui. Infelizmente, o software não foi protegido até 1980, quando o Computer Software Copyright Act de 1980 entrou em vigor. No momento, porém, apenas aqueles que entendiam os meandros do computador em sua infância tinham a capacidade de piratear.

No final de 1989, o Escritório de Patentes dos Estados Unidos começou a emitir patentes para desenvolvedores do software, protegendo ainda mais suas propriedades. No entanto, com o tempo, o uso de um computador para piratear software tornou-se um conhecimento comum. De fato, existem aproximadamente US $ 19 bilhões em software não licenciado na América do Norte e Europa e US $ 27,3 bilhões no resto do mundo.

Tipos de Pirataria

Existem cinco tipos principais de pirataria de software. Essa variedade de técnicas de pirataria explica como algumas pessoas pirateam propositalmente software, enquanto outras podem, sem saber, ser cúmplice.

Reuso de Licença

Um dos tipos mais básicos é o reuso de licença única. Ela ocorre quando alguém compra uma versão do software e o baixa em vários computadores, mesmo que a licença do software afirme que ele deve ser baixado apenas uma vez. Isso geralmente ocorre em ambientes comerciais ou escolares e geralmente é feito para economizar dinheiro. O softlifting é o tipo mais comum de pirataria de software.

Uso excessivo do cliente-servidor

O uso excessivo do cliente-servidor ocorre quando muitas pessoas na rede usam uma cópia principal do programa ao mesmo tempo. Isso geralmente acontece quando as empresas estão em uma rede local e fazem o download do software para uso de todos os funcionários. Isso se torna um tipo de pirataria de software se a licença não lhe dá o direito de usá-la várias vezes.

Carregamento do disco rígido

O carregamento do disco rígido é um tipo de pirataria de software comercial na qual alguém compra uma versão legal do software e depois a reproduz, copia ou instala nos discos rígidos do computador. A pessoa então vende o produto. Isso geralmente acontece nas lojas de revenda de computadores e os compradores nem sempre sabem que o software adicional que estão comprando é ilegal.

Falsificação

Imagem de Falsificação do windows 7

A falsificação ocorre quando programas de software são duplicados ilegalmente e vendidos com a aparência de autenticidade. O software falsificado geralmente é vendido a um preço com desconto em comparação com o software legítimo.

Pirataria Online

A pirataria online ocorre quando um software ilegal é vendido, compartilhado ou adquirido por meio da Internet. Isso geralmente é feito por meio de um sistema de compartilhamento de arquivos ponto a ponto (P2P), geralmente encontrado na forma de sites e blogs de leilão on-line.

Os perigos da pirataria de software

A pirataria de software pode ter um preço mais baixo, mas há muitos perigos que os piratas de software devem estar cientes.

As consequências da pirataria de software são:

  •   Maiores chances de o software apresentar mau funcionamento ou falha
  •   Acesso perdido ao suporte do programa, como treinamento, atualizações, suporte ao cliente e correções de bugs
  •   Nenhuma garantia e o software não pode ser atualizado
  •   Maior risco de infectar seu PC com malware, vírus ou adware
  •   PC com lentidão
  •   Repercussões legais por violação de direitos autorais

Mantenha seu PC seguro comprando apenas software de revendedores autorizados. Esteja ciente dos termos e condições de qualquer software. Certifique-se de concordar e seguir as diretrizes deles.