História da Informática

História da Internet – Parte 1

Versão em Áudio

Hoje consideramos praticamente um direito o acesso instantâneo a internet, independente se estamos em casa ou no trabalho, sendo possível até ter acesso no caminho entre ambos graças aos celulares atuais.

Obviamente nem sempre foi assim e pra ajudar esclarecer como foi o progresso da internet, hoje eu trouxe uma linha do tempo dos eventos mais importantes para o que conhecemos hoje como a internet nossa de cada dia.

Posso entrar no seu smartphone? Se me permite, muitíssimo obrigado. Meu nome é Pétrus Davi e obrigado por acessar o versão beta.

Neste episódio de estreia (ou re-estreia), vamos comentar um pouco sobre como a internet surgiu de uma ideia militar para transportar e controlar seus armamentos para se tornar essa grande rede das redes que conecta a todos nós, inclusive permitindo a você que ouça este episódio.

O período coberto neste episódio vai de 1957 com o lançamento do Sputnik até 1979 com grandes mudanças do cenário tomando seus lugares para iniciar uma grande evolução no mundo como o conhecemos.

Você pode ouvir a segunda parte clicando neste link

Contatos

Facebook: facebook.com/versaobetapod

Twitter: twitter.com/versaobetapod

Assine nossa página para acompanhar através de seu navegador

Anos 50

1957 – Sputnik Vai ao Espaço

Foi nesse ano que a então união soviética lançou o Sputnik , o primeiro satélite artificial da terra e como resposta, os estados unidos fundaram a Advanced Research Projects Agency, ou ARPA, dentro do Departamento de Defesa que era o órgão responsável por pesquisas e projetos avançados para o exército americano.

Uma foto do Sputnik

Anos 60

Apesar da ARPA ter sido criado no final dos anos 50, foi só nesse ano que as primeiras ideias de uma rede de computadores foram formadas, escritos primeiro por J.C.R Licklider do Instituto de Tecnologias de Massachussets, ou MIT.

Nesso ano, a força aérea americana buscou fazer um estudo sobre como poderia manter o controle e o comando sobre seus mísseis e bombardeiros após um ataque nuclear, provavelmente temendo a então vantagem soviética.

Deveria ser uma rede militar de pesquisa que poderia sobreviver a um ataque nuclear e que fosse descentralizada, permitindo que o controle sobre as ogivas nucleares fosse mantido em caso de ataque, para que fosse possível um contra ataque rápido.

1962 – Licklider e a ‘Rede Galática’

Com isso, Licklider escreveu vários memorandos com o que ele chamou de “Rede Galática”. Apesar de simples, o conceito da rede galática era que ela pudesse acessar informações eletrônicas, seja por dados ou por programas, de uma grande rede de computadores e que de alguma forma, esses computadores pudessem se comunicar um com o outro, isso não parece algo familiar pra você?

Complementando essa pesquisa, Paul Beran, um funcionário da corporação RAND, supervisionou com a permissão da força aérea americana os estudos originais que explicaram várias maneiras de conseguir isso, sendo sua proposta final uma rede de comutação de pacotes, que é um conceito que vou explicar em um outro episódio.

1965 – Acontece a Primeira Conexão

Um experimento aconteceu entre as universidades de Massachussets e a da California que conseguiram com sucesso conectar seus dois computadores, sendo até hoje considerado a primeira comunicação registrada entre dois computadores.

1969 – Nasce a ARPANET

A ARPA repassou o contrato da ARPANET pra BBN Technologies e um ano depois, em 1969, a rede da ARPANET em sí foi construída ligando quatro computadores: Universidade de Utah, Stanford e a Universidade da california, tanto a sede de Santa Barbara como a de Los Angeles.

Conexão da ARPANET em 1969

Anos 70

1972 – NCP e o Email entram no jogo

Ray Tomlinson da BNN criou primeiro programa de envio de email. Apesar do programa inicial ter sido extremamente simples, muito se fez para tornar esse recurso mais amigável ao usuário.

Nesse mesmo ano, muitos protocolos (linguagens de comunicação entre computadores) estavam sendo desenvolvidos e o primeiro foi o NCP (Network Control Protocol ou Protocolo de Controle de Rede), permitindo a comunicação entre vários dispositivos conectados na mesma rede.

Com isso, já haviam sido conectados a ARPANET mais 19 computadores, com um total de 23, porém ainda no backbone inicial de 50kbps. Podem parecer números pequenos hoje, mas na época eram evoluções bem significativas.

1973 – Estudos Sobre um Novo Protocolo

Depois do protocolo NCP apresentar falhas, a DARPA começou o desenvolvimento do protocolo que viria a ser conhecido depois como TCP/IP (Transfer Control Protocol ou Protocolo de Controle de Transferência). Foi desenvolvido por um grupo liderado por Vinton Cerf de Stanford e Bob Kahn, então funcionário da DARPA. Esse novo protocolo deveria permitir vários computadores se interconectar e comunicar entre sí e logo no ano seguinte, foi usado para testes.

1976 – Um Cabo de Rede está Conectado

O cabo Ethernet, mais conhecido como o cabo de rede, foi desenvolvido pelo Dr. Robert Metcalfe que permitiu cabos coáxiais transportar dados muito rapidamente. Foi um componente crucial para o desenvolvimento das redes internas. Pela primeira vez uma comunicação além das fronteiras dos Estados Unidos era possível e a Rede de satélite atlântica (SATNET) nasceu.

Foi essa rede que conectou os Estados Unidos à europa (A conexão foi com a Noruega, específicamente). Mas surpreendentemente foram usados os satélites da INTELSAT que eram propriedade de uma associação de países e não exclusivamente do governo dos Estados Unidos.

Cabo Ethernet

Enquanto os anos 70 chegavam ao fim, a ARPANET mudava drásticamente. O que começou com uma dúzia ou mais de computadores, em 1979 já tinham por volta de 111 computadores conectados embora ainda usassem a conexão de 50kbps do backbone da ARPANET. E mesmo esses passos vão parecer pequenos para o que vem a seguir.

Esta será uma série de dois episódios, o segundo sairá na próxima semana cobrindo o período dos anos 80 até o começo dos anos 2000 trazendo ainda mais informações sobre como os eventos da história da internet foram acontecendo, além de algumas curiosidades e números da internet desde então. Aguardo você na segunda feira.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.