Laboratório de computadores de 1985
História da Informática

História da Internet – Parte 2

Versão em áudio

A década de 70 viu o próprio começo da internet, ainda chamada de ARPANET e outras inovações como os protocolos de pacotes, cabos ethernet e outros recursos. Na década de 80, a internet sofreu mudanças radicais sem precedentes e ao final já vai estar nos trilhos rumo a direção da internet que conhecemos hoje.

Olá usuário, posso entrar no seu smartphone? Se me permite, muitíssimo obrigado, meu nome é Pétrus Davi e obrigado por acessar o versão beta.

No texto dessa segunda, seguimos com a história da internet. Desta vez, vamos cobrir o período dos anos 80 até o começo dos anos 2000, onde surgiram várias inovações além de presenciar uma velocidade de mudança descomunal. Muitas melhorias foram surgindo e a internet logo iria assumir o seu papel na vida de pessoas comuns, como eu e você que está lendo este texto.


Contatos

Entre em contato comigo acessando nossas redes sociais abaixo.

Facebook: facebook.com/versaobetapod

Twitter: twitter.com/versaobetapod

Assine nossa página para acompanhar através de seu navegador

Telegram: t.me/Petrus_Davi

Antes de seguirmos para o texto, gostaria de deixar uns recados rápidos e poderemos começar sem mais impedimentos.

Recados

O primeiro é que esse texto tem uma versão em áudio, o reprodutor está logo acima da introdução e caso não queira ler todo o texto, pode escutar enquanto faz outra tarefa. Embora eu recomende que escute enquanto lê porque são conteúdos complementares.

O segundo é que após esse texto, o próximo que sairá será sobre apresentar coisas básicas da informática, então se você quiser participar, mande uma mensagem para mim através dos contatos acima que colocarei as dúvidas no áudio e no texto dando as devidas atribuições.

Pode ser qualquer dúvida, desde o que tem dentro do seu computador até outras dúvidas mais específicas e farei o meu melhor para tentar responder as dúvidas. Caso tenham muitas, posso dividir em duas partes como esse texto da história da internet. Estarei aceitando até o dia 12/04/2019

Caso você tenha chegado no site primeiro por esse texto, sugiro que você leia ou ouça a primeira parte sobre a história da internet. Comentei também sobre alguns termos que vou usar com mais frequência a partir de agora, você pode acessar indo na aba ‘Episódios’ do menu ou clicando aqui.

Recados dados, vamos ao que interessa e aprender sobre a história da internet!


Anos 80

No texto anterior, vimos que a internet estava alcançando coisas sem precedentes. O que começou com meia dúzia de computadores enormes aos poucos tomava a forma do que conhecemos hoje, várias redes interligadas ao mesmo tempo. Os anos 80 foram importantes para a evolução da internet e esse período começou a todo vapor.

1981 – CSNET entra no cenário

Uma das mudanças veio com a criação de mais um backbone. Embora a ARPANET fosse inicialmente para fins militares, várias instituições acadêmicas e do governo estavam fazendo uso da rede. Uma dessas instituições era a NSF (Fundação nacional de ciências dos Estados Unidos).

Muitas outras instituições queriam se conectar a ARPANET, mas nem todas eram permitidas ou sequer tinham as condições necessárias para se conectar. Para resolver esse problema, a NSF criou a CSNET (Computer Science Network), facilitando a comunicação entre alguns institutos de pesquisa. Somente em 1981 porém, que um plano foi posto em prática para conectar ambas as redes.

Foi pensada primeiro por Lawrence Landweber da universidade de wisconsin que propôs a ideia de uma rede que conectasse computadores do departamento de ciências que não estavam ligados a ARPANET. Ele propôs também que a rede usasse o protocolo TCP/IP.

Arquitetura da CSNET

1983 – TCP/IP e DNS implementados

No começo do ano, mais precisamente no dia primeiro de janeiro de 1983, foi estabelecido pela ARPANET que todos os computadores conectados passariam a usar o protocolo TCP/IP para comunicação, o que eliminaria a incompatibilidade por conta do NCP.

Outra mudança significativa surgiu na universidade de wisconsin, com a criação do DNS (Sistema de nomes de domínio).

Antes da implementação do DNS, cada pessoa tinha que anotar o número de endereço ip do servidor ou do computador ao qual queria se comunicar, o que tornava o processo muito complicado.

O DNS permitiu que os computadores pudessem se comunicar através de nomes de domínio, que por sua vez seriam traduzidos pelo servidor e direcionados ao respectivo IP. Essa mudança facilitou o acesso a outros servidores, já que não era mais necessário gravar o endereço ip de todas as maquinas conectadas.

Os memorandos com as propostas para o DNS foram escritas por Paul Mockapetris. Você pode ver a proposta neste link e a proposta para implementação neste link.

1985 – A ARPANET em duas

Com o rápido crescimento e adesão das instituições a ARPANET, os militares perceberam que seus programas armazenados na rede estavam passivo de ataques e em 1985, a rede foi dividida em duas. Uma usada especificamente pelos militares chamada MILNET e a já existente ARPANET, ambas sendo suportadas pelo departamento de defesa.

Além da divisão da ARPANET, em 1985 também ocorreram grandes melhorias na CSNET. A NSF contratou a corporação MCI para ficar responsável por esse processo. O backbone passou a contar com uma conexão de rede de 1.5 Mbps, 25x mais rápido que a conexão anterior de 56 kbps.

Para que essa velocidade pudesse atingir seu desempenho máximo, novos equipamentos precisavam ser instalados. A IBM ficou com a tarefa de criar novos roteadores para suportar as novas velocidades e outra companhia chamada Merit ficou encarregada de administrar a nova rede, que ficou online em 1986. Mesmo com todo esse avanço, a antiga CSNET ainda ficou disponível para uso.

A década ia passando e o tráfego das redes simplesmente explodiu. De 1985 para 1989, o tráfego cresceu de alguns milhares de computadores para cerca de 200.000. As linhas implementadas em 85, chamadas de T1, iriam ser rapidamente substituídas por outras linhas chamadas T3 que forneceriam uma velocidade de 45Mbps, tornando a comunicação bem mais rápida.

Logo da MILNET

Anos 90

Apesar da internet ter começado em 1969, revelou seu verdadeiro potencial no final da década de 80 e na década de 90, continuou a caminhar a passos largos além da compreensão de qualquer um. Em apenas 10 anos, a internet havia se transformado em algo acessível, fazendo parte cada vez mais da vida de pessoas comuns, não somente de instituições de ensino ou governamentais.

1990/1991 – O fim e o começo de eras

Dado o avanço nas telecomunicações, era necessário mudanças radicais na infraestrutura dos backbones para que pudessem acompanhar essa evolução. Evolução essa que a ARPANET não fazia parte e em 1990 ela foi oficialmente aposentada, tendo todos os seus dispositivos conectados, servidores e sites movidos para a NSFNET, a segunda rede da NSF (Fundação nacional de ciências). Um ano depois, em 1991, foi a vez da CSNET, o primeiro backbone da NSF, de ser desligado após anos de serviço a ciência.

As linhas T3 que foram pensadas em 89 finalmente se tornaram operacionais em 91, com velocidade de 45Mbps. Com o desligamento da CSNET, uma nova rede surgiu chamada NREN (Rede Nacional de Educação e Pesquisa).

1991 – World Wide Web

Uma invenção que tornaria a internet ainda mais acessível chegou no começo da década de 90 com o WWW, a World Wide Web.

O WWW foi criado na verdade em 1989, porém somente no dia 6 de agosto de 1991 que foi tornada pública. Foi desenvolvida por Tim Berners-Lee, Sam Walker e Robert Caillau, pesquisadores da CERN (Organização Europeia de Pesquisas Nucleares). Foi neste momento que o avanço da internet acelerou drásticamente.

Embora houvessem outras plataformas que também utilizavam o sistema de hipertexto, há algumas razões para que o WWW assumisse o comando nos anos 90. A principal razão era que ele era gratuito, ficando livre de restrições de uso por licença ou por hardware, ao contrário de outras plataformas da época que exigiam a compra da licença e de equipamentos específicos para que o sistema funcionasse.

WWW Icon - White on Black
WWW – World Wide Web

1993 – Que comecem os jogos! (Entre os navegadores)

Para que o WWW pudesse ser usado em toda sua plenitude, um navegador era necessário. Isso aconteceu quando o primeiro navegador surgiu em 1993 com o Mosaic, tornando o acesso ainda mais popular entre os usuários domésticos. O Mosaic era um navegador fácil de usar criado pela NCSA e revolucionou o jeito que as pessoas usavam a internet na época.

Com o navegador, você poderia ver vários tipos de conteúdo na mesma tela, contrário ao que era anteriormente, quando para acessar um arquivo de imagem ou música, era necessário abrir outra janela.

A medida que o Mosaic ia crescendo em popularidade, melhorias foram sendo implementadas e logo ele se tornou o projeto Netscape que viria a ser o navegador mais usado pela internet do começo pela metade da década de 90, foi quando a guerra dos navegadores havia chegado para os usuários.

Enquanto esses dois navegadores iam conquistando uma grande parcela de usuários, a Microsoft estava atenta a este movimento e logo mexeu seus pauzinhos para fazer com que os usuários do Windows 95 e depois o 98 usassem o Internet Explorer ao torná-lo parte do sistema operacional.

Ícone do Netscape

1994/1995 – Yahoo! Motor de busca!

Um ano depois em 1994, um estudante chamado Jerry Yang criou o seu guia para a WWW, com o intuito de ser um reposítório de sites. Mas foi apenas em março de 1995 que essa criação de Jerry viria a ser conhecida como o primeiro motor de busca do mundo, o yahoo.

O yahoo foi o principal motor de busca na década de 90, mas como já vimos nesse episódio, não podemos subestimar o poder das universidades no que diz respeito a criar algo de qualidade. O yahoo nem sempre apresentava os tópicos corretos em relação a pesquisa feita.

Foi pensando em solucionar este problema que o Google surgiu, também em uma universidade dos estados unidos. O que começou com um projeto de pesquisa para tornar as buscas mais eficientes, iria um dia se tornar a empresa mais lucrativa só mundo com uma hipótese que até hoje funciona.

Yahoo, o primeiro motor de busca do mundo

A forma de endereçamento e de apresentar os resultados de busca no yahoo eram baseados em alguns dados que não são apresentados ao usuário chamado de metadados, porém, muitos desses metadados não eram devidamente configurados e não era raro o yahoo recomendar como resultado algo totalmente diferente do que estava buscando.

Pensando nisso, a pesquisa concluiu que o mais efetivo era tornar selecionar os resultados através do que hoje é chamado de rankeamento de páginas, que é um algoritmo que baseia as buscas na importância da pagina para aquele tópico pesquisado. Quanto mais relevante aquele site fosse, mais ele subiria no rank e mais ele estaria em destaque nas buscas.

Daqui em diante e com a ascensão da internet banda larga, muitos serviços foram caindo e muitos foram surgindo para suprir outras necessidades dos usuários. Uma ideia que começou bem tímida e simples se tornou em um fenômeno mundial que foi capaz de interligar pessoas de todas as partes. Isso meus amigos, é a internet.


Referências e atribuições


Licenças de uso do conteúdo

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.