Feeds RSS

Linha do Tempo do Podcast – Parte 1

Versão em Áudio

Com a criação do feed rss 2.0, os sites agora poderiam colocar arquivos multimídia como áudios e vídeos nos itens do feed. Embora no começo não tenha sido uma prática tão usada, não demorou muito para que sites, dentro e fora do brasil, percebessem o real potencial que este recurso poderia trazer.

No episódio de hoje, vamos falar de uma prática já conhecida mas não muito comum para a maioria dos usuários que é ouvir canais de podcast. A história é bem mais tranquila do que a história do feed rss, eu prometo. Posso entrar no ser smartphone?

Se me permite, mutíssimo obrigado, meu nome é Pétrus Davi e este é o versão beta sobre a linha do tempo dos podcasts.

Recados

Antes de começarmos o episódio, eu tenho alguns recados a dar, são bem rápidos mesmo e depois poderemos começar a falar do assunto de hoje.

O primeiro deles é que, se você chegou neste site ou neste feed através deste episódio, eu recomendo que ouça os dois primeiros episódios desse mês sobre feed rss. Assim você terá uma melhor experiência para entender alguns termos e nomes que eu possa a vir mencionar nesse episódio.

O segundo recado é que agora o reprodutor do site está diferente e com novos recursos. Se você quiser pular a introdução e chegar em uma parte específica do episódio, você pode avançar diretamente para este trecho pulando os capítulos.

O terceiro mas não menos importante, é que do mesmo jeito que nos episódios sobre a história dos sistemas operacionais, este não é uma linha do tempo definitiva sobre os eventos que deram início aos podcasts. Então não tome este episódio como palavra final e sim como uma referência. Recados dados, vamos ao episódio!

Antes do Feed RSS

Antes da chegada da World Wide Web, nos anos 80, a RCS, que era uma empresa de desenvolvimento de softwares para rádios e outros meios de transmissão, fornecia software de música e conversação para estações de rádio em formato digital. Antes da distribuição digital de música on-line, o formato MIDI, bem como a rede Mbone eram usados para distribuir arquivos de áudio e vídeo. O MBone era uma das várias redes conectadas a Internet usada principalmente por institutos educacionais e de pesquisa, mas havia programas de áudio falado.

Se você está se perguntando como pode uma rede dentro da internet, eu já mencionei um pouco da história e como as coisas funcionam nos dois primeiros episódios sobre a história da internet, então se estiver com um tempinho depois de terminar esse episódio, por favor ouça esses dois sobre a história da internet, é um tema bem interessante.

Seguindo com os podcasts, ou seus precursores mais específicamente, muitas outras jukeboxes e sites década de 1990 forneceram um sistema para embaralhar e selecionar arquivos de música ou áudio, conversas e anúncios de diferentes formatos digitais.

Havia alguns sites que ofereciam serviços de assinatura de áudio. Em 1993, os primórdios da rádio na Internet, Carl Malamud lançou o Internet Talk Radio, que foi o primeiro talk show de rádio por computador, a cada semana entrevistando um especialista em computadores. Foi distribuído como arquivos de áudio que o computador os usuários buscam um por um.

Um episódio de 1993 do The Computer Chronicles descreveu o conceito como “rádio assíncrono”. Carl disse que os ouvintes poderiam pausar e reiniciar os arquivos de áudio à vontade, bem como ignorar o conteúdo que não gostar.

Baixar músicas era uma prática que não existia até o lançamento do Napster, outro sistema de agregador de músicas, mas sem os serviços de assinatura fornecidos pelos feeds RSS ou outras formas de sindicância de conteúdo.

Porém, um reprodutor de músicas portátil e um sistema de download de música foram desenvolvidos na Compaq Research no começo dos anos 2000. Vale ressaltar que esse reprodutor de música foi construído independente do uso de feed RSS, que já existia na época. Chamado de PocketDJ, ele teria sido lançado como um serviço para fazer playlists pessoais.

I2GO – Reprodutor de Músicas

Alguns meses após, em setembro de 2000 foi lançado o primeiro sistema que permitia a seleção, o download automático e o armazenamento de conteúdo de áudio em PCs e dispositivos portáteis de uma antiga fabricante de MP3, a i2Go.

Para fornecer conteúdo para seus MP3 players portáteis, a i2Go lançou um serviço de notícias e entretenimento de áudio digital chamado MyAudio2Go.com que permitia aos usuários baixar notícias, esportes, entretenimento, clima e música em áudio para ouvir em um PC.

Através do i2GoMediaManager e o aplicativo de transferência de arquivos eGo, era possível programar para baixar automaticamente o conteúdo mais recente disponível dos tipos de conteúdo selecionados pelo usuário para um PC ou dispositivo portátil conforme desejado.

O serviço durou mais de um ano, mas sucumbiu quando a empresa i2Go ficou sem capital durante o estouro da bolha ponto com e acabou falindo (A bolha ponto com, resumidamente, foi uma uma bolha financeira especulativa que aconteceu nos estados unidos no período de 1994 a 2000, que foi crescendo a medida que as pessoas e empresa passavam a usar a internet, posso falar desse assunto no futuro).

Conexão com o Feed RSS

Não muito tempo depois disso, o conceito de anexar arquivos de áudio e vídeo em feeds RSS foi proposto em um esboço de Tristan Louis. A ideia foi implementada por Dave Winer, desenvolvedor de software e autor do formato RSS. Winer recebeu outros pedidos de clientes por recursos para produzir “blogs por áudio” e discutiu a possibilidade deste recurso (também em outubro de 2000) com Adam Curry, usuário do software Userland Manila e Radio blogging e RSS aggregator.

Falando em Adam Curry, vale ressaltar que ele foi importante para o surgimento do podcast e por isso merece uma descrição. Adam Clark Curry (nascido em 3 de setembro de 1964) é um produtor de podcast a 9 anos, comandando o No Agenda, porém ele conhecido por sua passagem por VJ na MTV e por ser uma das primeiras celebridades a criar e administrar sites pessoalmente. Foi por causa de seu trabalho que hoje podcasts existem e muitos o consideram o “pai do podcast”.

Adam Curry 2016
Adam Curry – O Pai do Podcast

Voltando ao Dave Winer, ele incluiu a nova funcionalidade no RSS 0.92 chamada de “enclosure” ou encapsulamento, que simplesmente passaria o endereço do arquivo de áudio para um leitor de feeds RSS. Em 11 de janeiro de 2001, Dave Winer demonstrou essa nova funcionalidade colocando uma música da banda Grateful Dead em seu blog pessoal, o Scripting News.

Nos dois primeiros anos, a nova função de encapsulamento tinha relativamente poucos usuários e muitos desenvolvedores simplesmente evitavam usá-lo. A empresa de Dave Winer incorporou tanto o feed RSS quanto de leitor de feed no blog Radio Userland, programa apresentado pelo Adam Curry e outros.

Como a Radio Userland tinha um agregador interno, fornecia os componentes “enviar” e “receber” do que era então chamado de “blog por audio”. Tudo o que era necessário para o “podcasting” era uma forma de mover automaticamente os arquivos de áudio da pasta de download do Radio Userland para um reprodutor de áudio (software ou hardware), com áudio suficiente para fazer com que essa automação valesse o trabalho.

O Primeiro Podcast – Radio Open Source

Em setembro de 2003, Winer criou um feed RSS especial já com o encapsulamento para o blog de seu colega de Harvard, Christopher Lydon, que anteriormente tinha um feed RSS somente de texto.

Lydon, ex-repórter do New York Times, âncora de telejornal de Boston e apresentador de talk show da NPR, desenvolveu um estúdio de gravação portátil, conduziu entrevistas em profundidade com blogueiros, futuristas e figuras políticas e publicou arquivos MP3 como parte de seu blog de Harvard.

Quando Lydon acumulou cerca de 25 entrevistas de áudio, o Winer gradualmente as lançou como um novo feed RSS. Ao anunciar o feed em seu blog, Winer desafiou outros desenvolvedores agregadores a dar suporte a essa nova forma de conteúdo e fornecer suporte de gabinete.

Logo da Radio Open Source

Não muito tempo depois, Pete Prodoehl lançou uma capa para o agregador Amphetadesk que exibia links de anexos. Doug Kaye, que vinha publicando gravações em MP3 de suas entrevistas na IT Conversations desde junho, também criou um feed RSS com anexos. O blog de Lydon acabou se tornando o Radio Open Source e agora é o mais antigo podcast em atividade.

Bloggercon e o Itunes

Em outubro de 2003, Winer e amigos organizaram a primeira conferência de weblogger do BloggerCon no Berkman Center. Os CDs das entrevistas de Lydon foram distribuídos como um exemplo de conteúdo de alta qualidade que os feeds RSS poderiam oferecer; Bob Doyle demonstrou o estúdio portátil que ajudou Lydon a desenvolver; Harold Gilchrist apresentou uma história de blogs por audio, incluindo o papel inicial de Curry. Kevin Marks demonstrou um script para baixar audio de feeds RSS e passá-los para o iTunes para transferir para um iPod. Curry e Marks discutiram uma colaboração pra melhorar esse serviço.

Após a conferência, Curry ofereceu aos leitores do seu blog um script chamado iPodder que moveu arquivos MP3 da Userland Radio para o iTunes, e encorajou outros desenvolvedores a desenvolver a ideia.

Ipod clássico e Ipod Mini
Ipod Clássico

Esta foi uma das ações mais significativas que Adam Curry fez pelo podcast. Porém ainda temos algum chão pra cobrir nessa história, então se quiser entender o que aconteceu depois, fique ligado no episódio da semana que vem, obrigado por escutar e até mais!