Privacidade na Internet

Privacidade no dia a dia

Versão em Áudio

Nada impede que você abdique de sua privacidade e de livre e espontânea vontade, divulgue informações sobre você mesmo. Entretanto, há situações em que, mesmo que você queira manter a sua privacidade, ela pode ser exposta independente da sua vontade. Portanto, é hora de aprender um pouco sobre como você pode manter a privacidade no seu dia a dia.

Senha nos aplicativos

É possível colocar senha nos aplicativos para proteger informações no Android, dentre elas o que está salvo no facebook, whatsapp e na galeria de fotos do celular.

Autenticação de Dois Fatores

A autenticação de dois fatores é um recurso oferecido por vários prestadores de serviços online que acrescentam uma camada adicional de segurança para o processo de login da conta, exigindo que o usuário forneça duas formas de autenticação. A primeira forma – em geral – é a sua senha. 

O segundo fator pode ser qualquer coisa, dependendo do serviço. O mais comum dos casos, é um SMS ou um código que é enviado para um e-mail. A teoria geral por trás de dois fatores é que para efetuar login, você deve saber e possuir algo a mais. Assim, por exemplo, para acessar a rede privada virtual da sua empresa, você pode precisar de uma senha e de uma memória USB.

A autenticação de dois fatores não é um método infalível, é uma excelente barreira para prevenir a intromissão indesejada nas suas contas online. É de conhecimento público que as senhas é uma faca de dois gumes: as mais fracas são fáceis de lembrar, mas são muito fácil de serem adivinhadas. 

E as fortes podem ser difíceis de adivinhar, mas também são difíceis de lembrar. Devido a isso, as pessoas que já são ruins na criação de senhas, utilizam a mesma para todas as suas contas. 

Nesse sentido, a autenticação de dois fatores, pelo menos, faz com que seja um cibercriminoso não só tenha que descobrir sua senha, como também acessar o segundo fator, muito mais difícil de conseguir e, que implicaria roubar um telefone celular ou  assim comprometer uma conta de email.

Privacidade nas Redes Sociais

Embora muitos usem as redes sociais de forma irresponsável, seja intencionalmente ou não, é possível manter um certo nível de privacidade e limitar o que as pessoas que o seguem podem ver sobre você

Instagram

É possível colocar uma conta privada no instagram

O Instagram permite ter contas totalmente privadas, que só podem ser visualizadas por seguidores. Nas configurações do aplicativo, é possível fazer a mudança de pública para privada — veja como mudar.

Ao deixar uma conta privada, todas as pessoas precisam pedir autorização para seguir o seu perfil, e então conseguir ver as suas fotos. Cada novo seguidor deve ser aprovado individualmente. Uma conta privada pode voltar a ser pública e vice-versa, de acordo com o desejo do usuário.

Twitter

Proteger seus tweets evita de que sejam divulgados para várias pessoas

Por padrão, os tweets são públicos no Twitter. Qualquer pessoa pode ver e interagir com seus Tweets. Se você quiser proteger seus Tweets, faça isso nas configurações da sua conta. Se você proteger seus Tweets, receberá uma solicitação, que poderá ser aprovada ou recusada, quando novos usuários quiserem seguir você.

Ao habilitar a função de tweets protegidos, algumas coisas mudam na sua conta:

  • Você receberá uma solicitação quando novos usuários optarem por seguir você, a qual pode aprovada ou recusada.
  • Seus Tweets, incluindo links permanentes para seus Tweets, estarão visíveis apenas para seus seguidores.
  • Seus seguidores não poderão usar o ícone Retweetar  para retweetar ou retweetar com comentário.
  • Os Tweets protegidos não aparecerão em mecanismos de busca de terceiros (como a busca do Google).
  • Seus Tweets protegidos poderão ser pesquisados apenas no Twitter por você e seus seguidores.
  • As respostas que você enviar para uma conta que não esteja seguindo você não serão vistas por aquela conta (porque apenas seus seguidores poderão ver seus Tweets).