Privacidade na Internet

Privacidade na internet – Redes Wifi

Versão em Áudio

Ambientes domésticos e corporativos configuram redes sem fio para conectar vários computadores, impressoras e outros dispositivos e podem fornecer acesso público a suas redes estabelecendo pontos de acesso Wi-Fi. 

Infelizmente, esses roteadores geralmente saem da caixa com os recursos de segurança desativados. Isso facilita a configuração da rede, mas também facilita alguém a invadir a sua rede.

A maioria dos pontos de acesso, roteadores e gateways sem fio domésticos são fornecidos com um nome de rede padrão (conhecido como SSID) e credenciais administrativas padrão (nome de usuário e senha) para facilitar a instalação. 

A configuração do ponto de acesso Wi-Fi doméstico pode ser um processo complexo. Para garantir que seu sistema esteja seguro, revise os manuais do usuário e os recursos da web para obter informações sobre segurança.

WEP – Wired Equivalent Privacy

WEP significa Wired Equivalent Privacy, um padrão de segurança de rede sem fio Wi-Fi. Uma chave WEP é uma senha de segurança para dispositivos Wi-Fi. As chaves WEP permitem que os dispositivos em uma rede local troquem mensagens criptografadas (codificadas matematicamente) entre si, enquanto ocultam o conteúdo das mensagens para facilitar a visualização por terceiros.

WPA – Wifi Protected Acess

WPA (acesso protegido por Wi-Fi) é uma tecnologia de segurança Wi-Fi desenvolvida em resposta aos pontos fracos do WEP. Ele aprimora os recursos de autenticação e criptografia do WEP. O WPA2, por sua vez, é uma forma atualizada de WPA; desde 2006, todos os produtos com certificação Wi-Fi tiveram que usá-lo.

Existem várias maneiras de ajudar a proteger sua privacidade ao usar o Wi-Fi. Comece com o bom senso básico. Olhe em volta para ver se alguém está tentando esconder o seu computador. Não deixe seu computador sem vigilância. Nunca realize transações não seguras por Wi-Fi não seguro.

Dicas Importantes

Embora existam muitos modelos diferentes de roteadores, há algumas configurações que todos eles têm em comum e que se bem configuradas, podem ajudar a manter a rede da sua casa segura.

Mudar a senha padrão do roteador

As coisas têm mudado com os anos em relação a senhas padrões de roteadores. Mas ainda hoje, não é raro ver roteadores com senhas padrões das antigas ainda funcionando. O mais recomendável é trocar a senha padrão do seu roteador, assim você já dificulta o trabalho do invasor. Você também pode ir além e colocar caracteres especiais na senha.

Rede para Convidados

Muitos não sabem, mas alguns roteadores possuem a função de redes para convidados, ou também conhecido como hotspot. Como o nome sugere, é uma rede que você pode fornecer para quando chegar uma visita em sua casa ou se for em uma empresa, pode fornecer essa rede para seus clientes utilizarem.

Em um ambiente doméstico pode ser um recurso interessante, visto que você pode controlar o que as pessoas que estarão acessando essa rede podem ver, além de ajustar também a quantidade de banda disponibilizada para os dispositivos conectados para não comprometer a rede principal.

Lista Negra

Se você estiver desconfiando que alguém pode estar acessando a rede da sua casa sem você saber, você pode configurar os seus dispositivos para que tenham um nome de rede e através dele ou do endereço mac do dispositivo, é possível identificar quem realmente tem permissão para se conectar.

Os roteadores possuem uma função que você pode identificar quem está conectado a rede e pode ser encontrada nas funções de rede. Caso algum dispositivo conectado não seja um de sua residência, você pode adicioná-lo à lista negra, assim ele não terá mais acesso a rede.

Ocultar a Rede

Se nada disso não é suficiente, você pode utilizar de mais um recurso que é ocultar a sua rede. Atualmente essa configuração é mais tranquila de configurar, mas em roteadores antigos podem não ser tão fáceis de achar, mas você pode encontrá-las nas configurações de Wifi em uma opção como “Show SSID”.

Se você desmarcar essa opção, a sua rede não estará mais disponível para que seja encontrada pelos aparelhos, o que não quer dizer que não possa se conectar a ela. Os celulares tem uma opção de configurar manualmente uma rede e você pode colocar o SSID da sua rede e a senha e pronto! Você está conectado a sua rede que só você sabe que existe.