Privacidade na Internet

Privacidade na Internet – Smartphones

Versão em Áudio

Se você usa um smartphone ou outro dispositivo móvel para acessar a Internet, é provável que você esteja usando aplicativos móveis em vez de um navegador da Internet para muitas atividades online.

Existem centenas de milhares de aplicativos disponíveis, incluindo inúmeras opções gratuitas ou de baixo preço. Infelizmente, os aplicativos podem coletar todos os tipos de dados e transmiti-los ao fabricante do aplicativo e anunciantes terceiros. Esses dados podem ser compartilhados ou vendidos.

Dados Coletados

Alguns dos dados que um aplicativo pode acessar do seu celular ou outro dispositivo móvel incluem:

  • Seus contatos de telefone e e-mail
  • Registro de chamadas
  • Dados da internet
  • Os IDs únicos do dispositivo
  • Informações sobre como você usa o aplicativo em si
  • Muitos aplicativos rastreiam sua localização. Existem serviços baseados em localização, como o Yelp e o Foursquare, que podem precisar da sua localização para funcionar corretamente.

Smartphones e outros dispositivos móveis podem solicitar permissões específicas quando você instala um aplicativo. Leia-os e pense no que o aplicativo está pedindo permissão para acessar. 

Pergunte a si mesmo: “Este aplicativo está solicitando acesso apenas aos dados necessários para funcionar?” Se a resposta for não, não faça o download.

Saiba onde ir no seu telefone para determinar o que o aplicativo deve acessar e se tiver alguma suspeita, faça mais pesquisas sobre o aplicativo antes de fazer o download.

Aplicativos móveis geralmente não oferecem às redes de anúncios a capacidade de definir um cookie para rastrear usuários.

Em vez disso, as redes de anúncios podem usar o identificador de publicidade para celular do seu telefone. Esses identificadores têm nomes diferentes, dependendo da marca do seu telefone. 

Por exemplo, em dispositivos Android, eles são chamados de código de publicidade do Google. No iOS, eles são chamados de identificadores para anunciantes. Você pode encontrar as opções do seu dispositivo para definir um sinalizador de desativação usando estas instruções.

Privacidade em propagandas

Uma preocupação relacionadas a smartphones é a quantidade de dados que as empresas recebem dos usuários para converter em publicidade. No Android, é possível escolher não enviar mais estes dados para receber anúncios personalizados.

Para isso, nas configurações do smartphone:

  • Vá nas opções da “Google”;
  • Em seguida, escolha “Anúncio” e “Desativar a personalização de anúncios”

Imagem: Wagner Alves/Canaltech

Vale ressaltar que, mesmo assim, você receberá publicidade em seu smartphone, mas ela não vai mais ser personalizada. A proposta desta opção não é parar de receber publicidade, mas apenas diminuir a quantidade de dados que é enviada ao Google.

Além disso, caso você limpe o cache do seu aparelho, esta configuração volta ao padrão. Ou seja, passa novamente a obter dados para personalização de anúncios.

Outras Medidas

  • Evitar colocar arquivos sigilosos na nuvem
  • Avalie sempre as permissões dos seus dispositivos e o que eles podem acessar