Os anos na Tecnologia

Os anos na Tecnologia – Thiago Rissut

Versão em Áudio

Nesse mês de novembro, já conversei com duas pessoas que tem uma experiência diferente com a tecnologia, o que resulta em pontos de vista interessantes. Portanto, os anos na tecnologia de cada um podem ser relativos a medida que o tempo passa.

Desta vez, vou conversar com Thiago Rissut, que nasceu nos anos 80 e vai contar um pouco também sobre sua experiência através dos anos na tecnologia.

Links Comentados

Comentados no Episódio

Câmera Analógica

Câmera analógica Fujifilm Instax 100
Câmera analógica Fujifilm Instax 100

Uma câmera fotográfica é um dispositivo óptico que registra uma única imagem de uma cena em um sensor eletrônico ou filme fotográfico. 

Inicialmente foram projetadas para captar unicamente o espectro visível da luz, com o passar do tempo foram desenvolvidas câmeras que permitem captar outras porções do espectro eletromagnético, a exemplo das câmeras para infravermelho.

Câmeras digitais e analógicas compartilham a maior parte de suas características e componentes. Contudo, a principal diferença entre ambas é que na câmera digital o filme dá lugar a um sensor de imagem. 

Disquete

Um dos disquetes mais utilizados foi de 3,5 polegadas.
Um dos disquetes mais utilizados foi de 3,5 polegadas

O disquete é um disco flexível que utiliza fita magnética removível, com capacidade para armazenar dados. A origem do Disquete foi datada no final da década de 60 e foi desenvolvido no formato com 8 polegadas. Porém sua comercialização se iniciou em 1971, com o formato padrão de 3,5 polegadas.

A partir de 2010, as placas-mãe raramente possuem um suporte a um drive de disquete; os disquetes de 3,5 polegadas podem ser utilizados com o auxilio de um leitor de disquetes externo. No entanto, os leitores externos dos disquetes de 5¼ polegadas ou 8 polegadas são quase inexistentes.

Os leitores de disquete ainda possuem usos extremamente limitados, especialmente se tratando de sistemas legados. Os disquetes foram sucedidos por mídias de armazenamento com espaços imensamente maiores, como o CD, DVD, cartões de memória, discos externos, discos óticos e redes de computadores.