Os anos na Tecnologia

Os anos na Tecnologia – Emilin Rocha

Versão em áudio

Os anos na tecnologia são diferentes para cada pessoa e a medida que o tempo passa, novas coisas vão sendo criadas e tecnologia mais avançada é desenvolvida.

Para entender como é a percepção de cada pessoa em relação a esse assunto, neste mês, vou conversar com pessoas de diferentes idades para entender como acontece esse processo, e hoje conheça um pouco sobre a Emilin Rocha, uma moça de 16 anos que atualmente faz um curso técnico de informática.

Comentados no episódio

Windows XP

Um notebook toshiba rodando o Windows XP
Um notebook toshiba rodando o Windows XP

Windows XP é um sistema operacional da Microsoft para computadores, desktop, notebooks, tablets e media centers. Lançado em 2001, o sistema foi muito bem recebido pelos usuários e continua sendo muito utilizado, mesmo após o encerramento do suporte em abril de 2014.

Sucesso após fracasso do antecessor

Após o fracasso do Windows Me (Millennium Edition), lançado em 2000, o Windows XP foi o responsável por recuperar a confiança dos consumidores nos sistemas da Microsoft. O sistema foi lançado no dia 25 de outubro de 2001 e chamou a atenção por trazer uma nova interface gráfica e eliminar os problemas de estabilidade encontrados na versão anterior.

Na parte visual, o Windows XP era um sistema muito mais intuitivo e agradável do que as versões anteriores. As janelas cinzas, e barras quadradas foram substituídas por uma interface colorida, com padrão azul, que poderia ser trocado por um prata ou verde e botões mais arredondados e visíveis.

Além disso, ele foi o primeiro sistema a apresentar o novo botão iniciar, maior, com mais atalhos e possibilidades de fixar programas, que resistiu até o Windows 7.

O Windows XP trouxe novas camadas, efeitos para a área de trabalho e apresentou um papel de parede padrão que viria a se tornar icônico. Os usuários poderiam ainda travar a barra de tarefas e evitar que houvesse desconfigurações no espaço.

O XP foi apresentado ainda em diferentes edições, além de estar disponível em 32 e 64 bits. A versão Home Edition era voltada para o uso doméstico e trazia ferramentas mais simples para o usuário comum. Já a edição Professional tinha como público empresas e usuários com conhecimentos avançados. Houve ainda uma versão Media Center Edition, mas esta nunca foi colocada à venda e era entregue somente sob encomenda.

Atualizações e fim do suporte

Ao todo, o Windows XP recebeu três grandes atualizações. O primeiro foi lançado no dia 9 de setembro de 2002, adicionando o suporte ao formato USB 2.0 e a possibilidade de definir padrões de programas. O SP2 chegou em 6 de agosto de 2004 com foco na segurança do sistema. Já o SP3 foi distribuído em 6 de maio de 2008 com correções de segurança e melhoras no desempenho.

No dia 8 de abril de 2014, a Microsoft encerrou o suporte ao Windows XP SP3, não oferecendo mais atualizações ou correções de seguranças para o sistema. Alguns aplicativos como o Microsoft Security Essentials ainda continuou funcionando até o dia 14 de julho de 2015, quando o sistema foi encerrado de uma vez por todas.

Windows 7

Estande da Microsoft apresentando o Windows 7 em 2009
Estande da Microsoft apresentando o Windows 7 em 2009

Windows 7 chegou em outubro de 2009 e tornou-se um dos sistemas operacionais de maior sucesso. Como sucessor do Windows XP e do Windows Vista, o sistema inovou no design, nos recursos e nas ferramentas, e trouxe maior compatibilidade a softwares e novas funcionalidades.

Foram lançadas ao todo, seis versões do Windows 7, e são elas o Windows 7 Starter, Windows 7 Home Basic, Windows 7 Home Premium, Windows 7 Profissional, Windows 7 Enterprise e Windows 7 Ultimate. Essas são todas a versões e cada uma delas tem características específicas e direcionadas a um determinado tipo de usuário. Com exceção do Windows Starter, todas as edições do Windows 7 possuem versão 32 bits e 64 bits.

A Microsoft encerrou as vendas do Windows 7 oficialmente no dia 31 de outubro de 2013. Nos computadores vendidos com as versões Home Basic, Home Premium e Ultimate pré-instaladas a descontinuação ocorreu em outubro de 2014 e, em 31 de outubro de 2016, a companhia encerrou a comercialização de computadores com a versão Profissional pré-instalada, portanto, não é mais possível comprar.

Atualmente ainda é possível baixar a ISO do sistema, para isso, é preciso ter a chave original do Windows 7. A chave para Windows será utilizada para verificação antes de fazer o download da ISO. Através do Windows 7 usdb/dvd download tool, também é possível ter acesso ao sistema. 

O suporte ao Windows 7 foi encerrado oficialmente em 13 de janeiro de 2015 e o suporte estendido irá acabar em em 14 de janeiro de 2020. Drivers e atualizações ainda estão disponíveis.